Centro de Formação da APM

Nos últimos anos, as escolas e o sistema de educação sofreram alterações profundas. A formação de professores confrontou-se com formas diversas de se implementar e opções de fundo que alteraram, quer as instituições que oferecem soluções de formação, quer a quantidade de ofertas, quer as formas de financiamento e de organização.

 

 Estamos conscientes das difíceis condições de ação do Centro de Formação nos últimos anos, não só pela indefinição relativa ao papel das Associações de Professores, mas também pela alteração nos sistemas de financiamento da formação de professores e opções assumidas na orientação dessa formação, o que tem tido como consequência restrições quanto ao apoio institucional.

 

 Na Associação há consenso quanto ao não envolvimento em iniciativas que concorram com formação veiculada pelas Universidades e Escolas Superiores e muito interesse em reforçar os Centros de Formação das Associações de Escolas para a formação dos professores.

 

 Reconhece-se, no entanto, que existem necessidades e solicitações de formação que não são satisfeitas com a formação disponibilizada por essas instituições. Por outro lado, a capacidade e a iniciativa de grupos de professores, que organizados, quer na Associação, quer nas escolas, promovem ações de formação visando colmatar as suas necessidades, constituirá o objecto principal da acção a desenvolver e que radica nas finalidades que historicamente são definidas pelo Centro de Formação da APM.

 

 Confrontados com desafios a que urge dar resposta, considera-se que a definição de uma linha orientadora do Centro de Formação deverá depender no essencial da dinâmica e do trabalho desenvolvido nos diferentes grupos de trabalho da Associação, e que nesses espaços organizativos deverá constituir-se a definição das opções a tomar e das áreas e modalidades de formação a privilegiar.

 

 CFAPM - Objetivos

 Regulamento Interno

Protocolos

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